O setor hoteleiro é altamente competitivo e os meios tradicionais de reservas, como os agentes de viagens, estão perdendo participação para as plataformas digitais.
Para se diferenciar e atrair mais hóspedes, é essencial ter uma presença online forte e uma boa estratégia de publicidade, é aí que entra o Google Hotel Ads, uma solução do Google que ajuda os hotéis a promover suas ofertas e atrair reservas diretas através do Google.
Portanto, continue lendo a seguir para saber como ele funciona e como você pode utilizá-lo!
1. O que é o Google Hotel Ads?
Google Hotel Ads é uma ferramenta de publicidade no Google que permite que os hotéis promovam suas ofertas de quartos diretamente nos resultados de pesquisa do Google, como a pesquisa de hotéis e Google Maps.
Ele exibe as informações do quarto, tarifas, avaliações e fotos diretamente na página de resultados do Google, o que pode ajudar a aumentar a visibilidade e a taxa de cliques do hotel. Além disso, ele permite que os hotéis segmentem seu público-alvo, com base em localização, data de reserva e outros critérios, para maximizar a eficiência da campanha.
Uma consultoria especializada google ads pode ser de grande ajuda, principalmente no início das estratégias.
2. Como funciona o Google Hotel Ads?
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google sobre hotéis em um determinado destino, uma caixa de pesquisa de hotéis aparece automaticamente abaixo do Google Ads. É possível que o usuário clique em um dos anúncios, role a página para baixo e clique no botão “Ver todos os hotéis” ou adicione novas datas e filtros.
Quando o usuário clica no anúncio de um hotel específico, ele é levado até a página correspondente do Google My Business. Lá são fornecidas informações importantes sobre o estabelecimento e uma lista de origens de reserva e tarifas disponíveis.
E ao configurar o Google Hotel Ads, os hotéis podem escolher entre dois modelos de reservas:
Modelo de custo por clique
Ao clicarem no link do Google Hotel Ads (GHA) do hotel, os usuários serão direcionados para o sistema de reservas no site do hotel.
O hotel pagará uma tarifa ao Google para cada clique, de acordo com os parâmetros de oferta estabelecidos pelo hotel, independentemente da reserva ser concluída. Esse modelo é conhecido como metapesquisa.
Modelo de comissão
Os usuários podem fazer reservas de quartos diretamente no Google. Neste caso, o hotel pagará uma comissão para o Google com base na taxa acordada, e apenas quando o hóspede realizar a estadia.
Esse modelo é semelhante ao utilizado por agências de viagem on-line (OTA).
3. Vantagens de utilizar o Google Hotel Ads
Somente quem anuncia pelo Hotel Ads pode aparecer no Google Maps, o que proporciona chances de venda dentro dessa plataforma. Sendo assim, é um grande diferencial para seu meio de hospedagem, pois essa técnica faz com que ele chegue com exclusividade por esse canal.
Investir em Ads tem como principal vantagem aumentar a visibilidade do seu negócio e chegar até um público que talvez ainda não o conheça, e utilizando essa ferramenta isso é completamente possível.
Além de ampliar a visibilidade, você também pode destacar para os usuários que chegaram ao seu anúncio os pontos principais do seu meio de hospedagem, bem como café da manhã, wi-fi gratuito, estacionamento e monitoria infantil, por exemplo, o que não é possível com os anúncios padrões do Google.