Quem decide abrir um hostel ou pousada precisa ficar atento com as vistorias que ocorrem pelos órgãos públicos, para garantir o bom funcionamento do estabelecimento. Essas vistorias são importantes para proteger todas as pessoas que transitam no ambiente, de acidentes e contaminações.
Veja agora algumas vistorias que são necessárias para abrir um hostel ou pousada.
Controle de pragas
Uma vistoria muito importante é no que diz respeito ao controle de pragas. Esses estabelecimentos precisam ser livres de pragas, para evitar a contaminação e proliferação de doenças infecciosas.
Por isso, é fundamental manter o local livre de ratos, baratas, escorpiões, formigas, cupins, entre outros. Uma empresa dedetizadora pode ser chamada.
Placas de sinalização
Outra coisa que precisa ter nesses locais de hospedagens são placas de sinalização. Elas são essenciais para orientar os hóspedes a como sair do local em situações de incêndios, também precisam sinalizar quando há risco de acidentes.
Locais que recebem muitas pessoas precisam de placas de sinalização informando sobre extintores, elevadores, escadas, porta de saída e muito mais.
Estrutura do imóvel
A vistoria também vai ocorrer para identificar a condição do imóvel. Por isso, é importante que a estrutura esteja em boas condições. Locais com fissuras, rachaduras, infiltrações, podem sinalizar algum risco de desabamento.
Também é preciso ficar atento a elementos dentro do imóvel como portas, vidros, corrimão, escada, piso, teto e muito mais.
Higiene do estabelecimento
A higiene do estabelecimento é um dos pontos mais importantes de uma vistoria. A vigilância sanitária fica atenta principalmente em áreas como a cozinha e o banheiro. Por isso, tudo precisa estar devidamente limpo e organizado.
O banheiro precisa ficar há alguns metros do local onde se manipula os alimentos. A cozinha precisa ter boa iluminação e ser ventilada. A pia deve ser um local limpo, sem o acúmulo de itens sujos.
Manipulação e controle de resíduos
O lixo não pode ficar no mesmo ambiente que se prepara as comidas. Além disso, não é permitido juntar muito lixo nesses ambientes. Ele precisa ser levado para o local de coleta. E a manipulação desse lixo deve ser feita com muito cuidado para evitar contaminação.
Instalação elétrica
A instalação do hostel ou pousada precisa ser feita de forma correta para que o estabelecimento consiga o alvará de funcionamento.
Imóveis com fiações expostas ou descascadas, podem atrapalhar na abertura do estabelecimento. Também é preciso ficar atento ao quadro de energia. Todas as lâmpadas e tomadas precisam funcionar perfeitamente. Nada pode oferecer risco de descarga elétrica.
Instalação hidráulica/sanitária
Outra vistoria que é realizada para a autorização da abertura de hostels e pousadas, ocorre na rede hidráulica e sanitária. Assim como a rede hidráulica residencial, a rede hidráulica desses estabelecimentos também precisa funcionar perfeitamente.
Essa vistoria é feita para detectar problemas como vazamentos, infiltrações, instalações irregulares, a condição das tubulações e conexões, local de ambientes como a caixa de gordura e caixa d’água, entre outros.
Essa instalação precisa ser feita por um profissional ou uma empresa especializada. Além disso, de tempos em tempos, é indicado fazer uma inspeção para ver se não há vazamentos no imóvel. Para isso, empresas como a de caça vazamento da Freguesia do Ó, podem ser de grande ajuda.