Grandes eventos precisam de um número considerável de banheiros públicos. A grande quantidade de pessoas, aumenta a necessidade de uma vistoria nesses banheiros, antes da realização do evento.
O banheiro precisa estar em boas condições para receber pessoas, afinal de contas, se o espaço apresentar problemas isso pode comprometer a realização do evento. É preciso verificar se o ambiente é seguro para que outros possam utilizá-lo. Vamos ver mais sobre isso neste artigo e ver quais são as vistorias ideais que devem ser feitas.
Quem deve fazer a vistoria desses banheiros?
A vistoria deve ser feita, principalmente, pelo organizador do evento. Mas, em grandes eventos é preciso solicitar aos bombeiros que façam essa vistoria. A prefeitura também pode ser solicitada para realizar tal ação.
Algumas pessoas preferem contratar especialistas para fazer uma inspeção prévia, antes de chamar o órgão responsável pelo alvará. Neste caso, profissionais como eletricistas, encanadores e desentupidores, podem dar sua avaliação.
Como deve ser feita a vistoria?
A vistoria precisa ser feita de modo calmo, com um olhar atencioso em vários locais do banheiro público. Acompanhado de profissionais, os organizadores vão fazer as seguintes verificações:
Verificar se há vazamentos
Um banheiro público com vazamento não é um bom negócio. Isso pode prejudicar a organização do evento e pior, causar algum tipo de acidente para o participante do evento. Alguns vazamentos são tão pequenos que somente um especialista consegue identificá-los.
Mas há aqueles vazamentos em que são bem visíveis e que, às vezes, escorre pelo piso. Em todo o caso, esse tipo de situação deve ser resolvida antes da realização do evento.
Verificar se há entupimentos
É muito importante que na vistoria dos banheiros públicos para grandes eventos, verificar se não há entupimentos. Esse é um problema muito comum em banheiros públicos, que gera muito desconforto, inutilizando o uso do banheiro.
Para isso, a desentupidora ProRooter pode ajudar na vistoria, por analisar cada área que poderia haver um entupimento como, ralo, pia e vasos sanitários.
Verificar a condição do piso
Alguns banheiros públicos têm o piso comprometido, situação que aumenta as chances de acidentes. Alguns têm fissuras, outros buracos, e alguns são desnivelados. Numa vistoria, isso é averiguado e caso fique comprovado falhas, dificilmente o banheiro será liberado para o evento.
Verificar a parte elétrica
A parte elétrica é uma das mais importantes, pois se a situação for precária, isso pode oferecer risco de choque elétricos aos usuários, sem falar do risco de morte. Por isso, toda a parte elétrica precisa estar em bom estado e em perfeito funcionamento para que o banheiro seja liberado para o grande evento.
Verificar a situação das portas
Mas não é apenas o piso, a parte elétrica e hidráulica que importam numa vistoria. As portas também são vistoriadas e se não estiverem em bom estado, não serão liberadas para funcionamento. É preciso verificar se elas não estão empenadas, se conseguem fechar sem dificuldade e se não há nada danificado.
Por causa do grande movimento em banheiros públicos em grandes eventos, as portas costumam apresentar defeitos rapidamente.